Cupcakes de Limão

Voltamos da chácara com uma uns 5 kilos de limão-cravo, uma espécie com equilíbrio perfeito entre doce e azedinho. Fica bom de qualquer jeito: suco, tempero, bolo, e agora eu descobri, CUPCAKES!
Da minha paixão por cupcakes você já sabem, e é claro que não podia deixar de aproveitar pra “inventar” uma receita com tantos limões suculentos à disposição.
Eis que numa visita ao Technicolor Kitchen (que já comentei aqui), encontrei essa receita de Cupcakes com Geléia e Creme. Resolvi usar a receita da massa e fazer algumas modificações pra que levasse limão. Parabéns Patrícia, arrasou outra vez com essa receita! Os bolinhos ficam super macios, fofinhos e irresistíveis, mesmo adaptada! hehe
Aqui está a receita original, e abaixo, minha versão adaptada.
Ah! A cobertura eu inventei totalmente, e além da consistência ter ficado perfeita, o sabor ficou…bom, não dá pra descrever! Só fazendo pra saber!

Cupcakes de Limão Folha

Cupcakes de Limão                                                         

– xícara medidora de 240ml

Massa:

125g de manteiga sem sal, levemente derretida (usei margarina com sal, e tudo deu certo!)
102g de açúcar refinado (¾ xícara + 1 colher de sopa)
2 ovos
180g de farinha de trigo, peneirada (1 xícara + 4 colheres de sopa)
1 colher (chá) de fermento em pó, peneirado
½ xícara (120ml) de leite em temperatura ambiente
Suco de 1 limão (o que eu usei tem bastante suco, então pode usar 2 dos mais “sequinhos”) coado

Cobertura:

1 caixinha de chantilly Amélia (esse aqui)
Suco de 2 limões coado
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro (pode usar o comum se você não tiver)
Raspas finas da casca do limão

Modo de preparo dos bolinhos:

Pré-aqueça o forno a 160ºC.
Coloque a manteiga, o açúcar e o suco de limão na tigela grande da batedeira e bata por uns 8 minutos ou até obter um creme bem claro.
Junte os ovos, um a um, e bata bem a cada adição. Acrescente a farinha, o fermento e o leite e bata somente até incorporar. Transfira a massa para doze formas de muffin forradas com forminhas de papel. Asse por 18-20 minutos (faça o teste do palito). Deixe esfriar completamente.

Modo de preparo da cobertura:

Bata o chantilly conforme as instruções da embalagem (tem que estar bem gelado antes de bater). Quando estiver bem firme, acrescente o açúcar, o suco de limão e as raspas e misture manualmente. O creme vai ficar mais encorpado (por causa do limão). Está pronto! Se preferir mais doce (eu gosto mais azedinho mesmo, pra contrastar com o doce do bolinho) acrescente mais açúcar.

Finalizando…

Coloque o creme em um saco de confeitar (ou um saquinho com um pequeno corte na ponta) e aplique sobre os bolinhos, fazendo a decoração que preferir. Você também pode colocar 2 gotinhas de corante comestível verde no creme, usar fatias de limão caramelizadas ou raspas grossas da casca para decorar. =)

Fica ótimo para festas (tanto dos baixinhos quando dos grandinhos! hehe) ou pra quando bate aquela vontade de comer alguma coisa rápida e gostosa.

Rende: 12 unidades (rendeu 14, já que minhas forminhas não são tão grandes)

Anúncios

4 comentários em “Cupcakes de Limão

  1. Patricia Bernardinetti disse:

    Oi Isabella, tudo bem com vc?
    Antes de mais nada gostaria de parabeniza-la pelo blog!!
    Eu fiz a receita de cupcake de limao, postada no dia 06/08/2009, eles ficaram deliciosos, mas a maioria deles se soltaram da forminha, essa nao foi a 1 vez, pq sera q acontece isso?
    bj
    Patricia

    • Tina disse:

      Só hoje vi este blog, pois estava a procura de uma receitinha de cupcake de limão.Parabéns à autora do blog!Estou adorando as receitas.
      Sobre a dúvida da Patrícia, acho que sei a resposta, então se me permitem uma dica que aprendi em um curso de culinária: nos casos de cupcakes não batam muito a massa depois que acrescentarem os ovos, pois a tendência é das forminhas soltarem dos bolinhos . Quando for manteiga e açúcar, pode bater bem, mas quando acrescentar os ovos, bata no máximo um minuto, ok?

  2. lana disse:

    Eu fiz, ficou ótimo, mais eu não usei esse limão não, usei o normal mesmo. KKKK
    Muito boa a receita. Parabéns
    Beijoos

  3. Emmanuelle disse:

    adorei pus no meu blog junto com um pixel art que fiz! parabéns! : http://heyheymanu.blogspot.com/2010/08/cup-cupcake-2.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s