Miojo Personalizado

Miojo (sei que Miojo é marca, e não pretendo fazer propaganda…mas vai me dizer que você chama de “macarrão instantâneo”??) é a típica comida coringa. Dá pra comer rapidinho, na hora da correria, e é gostoso. Não sei vocês, mas já vi uns 30 jeitos diferentes de preparar (nem todo mundo segue o que tá escrito na embalagem).

E já que eu falo de tudo quanto é receita por aqui…resolvi mostrar o meu jeito todo diferente de preparar essa iguaria da culinária preguiçosa. =)

1- Antes de tudo, coloco um fio de azeite e uma pitadinha (bem pouquinho mesmo) de alho beem picadinho na panela. Quando tô com paciência, também rola uma fatia de cebola (picada em cubinhos mínimos).

2- Depois de refogar um pouquinho, com muito cuidado pra não queimar, coloco água. Nunca medi a quantidade, vai no olhômetro mesmo, mas deve ser uma xícara, mais ou menos. E, junto com a água, sem que ela ferva mesmo, coloco a massa, porque assim cozinha tudo junto. Além de ir mais rápido.

3- Aí é o ritual básico. Mexidinha de vez em quando pra soltar os fios, e depois de 3 minutinhos tá quase pronto. Gosto da massa al dente (ou seja, nem cozida demais, nem de menos, mas ainda um pouco firme), mas você pode cozinhar de acordo com o seu gosto.

4- Outra coisa que faço diferente é regular a água antes de colocar o tempero. Se acho que tem água demais e não quero tanto caldo, escorro um pouco dela. Se for necessário, acrescento mais um pouco e deixo ferver. Acho que regular a quantidade de caldo é um dos segredos do bom miojo (sim, tem segredos xD). Aí vai depender do sabor também. Os de galinha, legumes e carne pedem um pouquinho mais de caldo, já os de queijos, pizza, Talharins, yakissobas e outros sabores doidos por aí (principalmente aqueles Cremosos) precisam de menos água, só o suficiente para ficarem úmidos mesmo.

5- Hora de acrescentar o tempero e cozinhar por mais um minuto, no máximo, pro sabor pegar direito na massa. É bom misturar bem nessa parte, mas misture devagar para não romper os fios e fazer um purê de miojo. xD Uma dica é colocar o tempero numa colher e com ela, polvilhar sobre a massa. Além de ficar melhor distribuído e mais fácil de misturar, evita que o vapor vindo da panela empedre o tempero.

6- Tcharãm! Tá pronto! Dependendo do sabor, gosto de dar o toque final com um pouco de requeijão e orégano (como o da foto, que é de picanha), mas você pode usar o que quiser. Miojo é uma coisa que permite variações e invencionices (mas tenha bom-senso! haha).

Já vi lasanha de miojo, miojo de chocolate (não sei se dá certo, mas tenho medo), miojo frito, já comi miojo cru igual salgadinho (é bom, sério). Enfim. Não foi feito pra ser um prato requintado, mas se for bem preparado, dá pra ter uma refeição bem rápida e gostosa. Ou não. Só depende da mistureba que você vai fazer. =B

3 comentários em “Miojo Personalizado

  1. lucy disse:

    Miojo cru, quem nunca comeu ? HSDUFHSU
    Eu pelo menos quando vou cozinhar o meu, sempre quebro metade e como cru! E eu na verdade faço os meus só daquele tipo talharim, e o tempero eu misturo no molho de tomate, com azeite e pedaços de carne *-*
    Só o de molho branco que eu misturo com creme de leite ou requeijão e tb fica muito bom. A gente acaba incrementando tanto que uma receita simples acaba se tornando uma boa refeição *-*

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Brutus / Benes Jr, Isabella Brendler. Isabella Brendler said: Meu miojo personalizado: http://wp.me/ppB7f-fC (pro @benesjunior, principalmente). […]

  3. Lívia disse:

    Nooooooooooooooossa!! A boca encheu d’agua!!!

    Super dica! Amaaaay!

    bjinhos

Deixe um comentário

