Percy Jackson e os Olimpianos – A Série

Percy Jackson e os Olimpianos é uma série de 5 livros escritos por Rick Riordan, um ex-professor de História de 46 anos. Comecei a ler a série de tanto ouvir o Gui comentar, e acabei gostando. Fomos revezando a compra dos livros e emprestando um pro outro. Acabei O Último Olimpiano semana passada, e resolvi falar um pouco de cada um aqui.

Muita gente me perguntou se é igual Harry Potter. Igual não é, a mitologia é outra, e enquanto Rowling praticamente criou um universo, Rick apenas adaptou as bases da mitologia grega para o mundo moderno. Existem algumas semelhanças nos personagens, jeito de escrever, enfim, mas não é nada que seja uma cópia declarada de HP.

Quem gostou de Harry Potter, Nárnia, até Senhor dos Anéis, tem grande chance de gostar de PJ também. Vale a pena tentar 😉

Atenção! Não contém spoilers significativos para o desenrolar da história. As resenhas foram feitas com a minha opinião pessoal sobre cada livro, e não devem ser copiadas.

O 1º livro de toda série tem grandes responsabilidades: apresentar boa parte dos personagens, mostrar o estilo de escrita, ambientar a história, e através de tudo isso, tentar cativar o leitor para que ele leia o restante da série. Em O Ladrão de Raios, conhecemos Percy, seus amigos e o assistimos descobrir suas origens. Sendo um livro para adolescentes (mas que com certeza agrada adultos), considero uma grande sacada incluir essas descobertas, que possivelmente farão o leitor jovem se identificar. O enredo não é dos mais brilhantes, mas como eu disse, os objetivos são outros, então perdoa-se.

 


O Mar de Monstros já traz explícita uma necessidade diferente: apresentar todos os monstros da mitologia grega que farão parte dos livros subsequentes, e serão importantes. Riordan foi muito criativo aqui, ambientando tudo em um só lugar e dando continuidade à trama que se formou no final do 1º livro. Algo que eu já admirava n’O Ladrão de Raios e que se torna mais importante aqui é a modernização dos seres mitológicos: você passa a acreditar que qualquer um pode ser um monstro do mundo moderno disfarçado. Outra coisa legal são as mensagens de preservação ambiental bem sutis, não tornam o livro chato de tanto moralismo, mas passam o recado. Considero isso importante num best seller do século XXI.

 

 


O terceiro livro marca o ponto em que o leitor já conhece a maior parte do universo da série e já tem uma boa noção do que virá. Este fato abre mais espaço para a história em si, numa linguagem menos explicativa (que não se deve à troca do tradutor, como pensam) e aprofunda mais na história de vida do vilão. Riordan mostra o quanto a coisa é séria, enchendo esse livro de mortes e reviravoltas bem inesperadas. Se eu tivesse que definir um livro indispensável para o sucesso da série, seria este: aqui estão todos os nós das linhas que se desenrolam nos próximos. Aventura das boas.

 

 


 

A maioria das resenhas que li concordam comigo: enquanto praticamente devoramos os outros livros, esse nós apenas lemos. É importante para o enredo, mas há uma pequena queda na qualidade da história. Neste, é explorado o famigerado Labirinto de Creta, famoso na mitologia e cuja história foi contada até por Monteiro Lobato. Achei a história cansativa em alguns pontos, e mesmo que seja ficção, ultrapassa os limites do absurdo algumas vezes. Mesmo assim, tem seus pontos altos: a formação de um “triângulo amoroso”, o amadurecimento rápido dos personagens e revelações relevantes. Não é de todo ruim, e se isso é o pior que Riordan pode fazer, então a série é de muita qualidade mesmo.

 


 

O último livro da série é ação do começo até o fim. Achei importante não tornar a batalha mais simples do que ela realmente deveria ter sido, usando todas as 384 páginas para isso. A despeito do caos que acontece durante a maior parte do livro, o final traz algumas surpresas. Julgo um arremate digno, embora não fuja muito do esperado. Trouxe algumas revelações pelas quais esperávamos desde o primeiro livro, e terminou com classe. No entanto, foram deixados espaços para uma possível continuação (ver informações adicionais abaixo). É difícil dizer, por enquanto, se uma continuação seria bem vinda ou se o que vimos até agora é suficiente para manter Percy bem vivo em nossas memórias.

 


 

Informações Adicionais & Curiosidades:

Semideuses e Monstros: um outro livro de Rick Riordan, lançado em 10 de fevereiro de 2009. Conta uma introdução de Riordan, que apresenta ensaios escritos por vários autores jovens e adultos que exploram, discutem, e fornecem uma visão mais aprofundada da série. Em 196 páginas, contém também informações sobre os locais e personagens da série, bem como um glossário de mitologia grega. A ideia é muito parecida com “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, lançado por J.K. Rowling para falar melhor sobre os bichos que aparecem na série Harry Potter.

Os arquivos do Semideus: livro de curiosidades da série Percy Jackson e os Olimpianos, traz três contos inéditos, entrevistas com os campistas e imagens. Foi lançado em 10 de agosto de 2010. Não li ainda, mas também acho a ideia muito parecida com a de J.K. Rowling, que lançou “Os Contos de Beedle, o Bardo”, paralelo a série Harry Potter.

Adaptação pro cinema: Uma porcaria. Essa é a minha opinião resumida. Além da coincidência de ser dirigida por Chris Columbus (o mesmo de Harry Potter e a Pedra Filosofal), a mania de mudar totalmente a história foi mantida. Não é um filme ruim, pelo contrário, é divertido. Só não conta a mesma história do livro. Se você conseguir assistir sem nem mesmo associar uma coisa com a outra, melhor.

Sequência da série: Será lançada uma nova série do Acampamento Meio-Sangue no dia 12 de outubro de 2010 (nos EUA. Deve chegar no Brasil no primeiro semestre de 2011). A série se chamará “The Heroes of Olympus” (Os Heróis do Olimpo) e o primeiro livro dessa série será “The Lost Hero” (O Herói Perdido). Alguns dos heróis da série “Percy Jackson e os Olimpianos” devem participar, mas ainda não se sabe quais. Isso será anunciado no verão americano, junto com outras informações. Uma descrição sobre o livro que foi postada no site do autor: “Agora, em uma nova série do autor bestselling Rick Riordan, fãs vão retornar para o mundo do Acampamento Meio-Sangue. Aqui, um novo grupo de heróis vai herdar uma missão. Mas para sobreviver a essa jornada, eles precisarão da ajuda de alguns semideuses familiares“. Confesso não ter grandes expectativas sobre isso, mas posso me enganar.

Pontos positivos da série: Os grandes feitos da série são o bom uso do senso de humor, a explicação da mitologia histórica de forma interessante e fácil de entender, a modernização dos deuses/monstros e o uso de recursos de incentivo à educação ambiental. Tudo isso torna a série algo muito didático pra quem estiver buscando por esse lado. É uma boa abertura para que os professores comecem a utilizar em sala de aula livros modernos que trarão o aprendizado de forma muitas vezes mais eficiente do que a leitura de livros antigos e pouco interessantes para os jovens, concordam?

Anúncios

2 comentários em “Percy Jackson e os Olimpianos – A Série

  1. Vitor disse:

    Eu adoro a serie e o filme é totalmente diferente do livro-Os acontecimentos e os feitos dos personagens e tambem tiram as partes mais eletrizantes-Eu prefiro os livros.

  2. Isabelle C disse:

    Eu ja li o primeiro livro da nova série “os herois do Olimpo” e vale a pena. Você tem chance de conhecer novos personagens da mitologia grega, a diferença é que o livro é escrito com diferentes pontos de vista dos tre personagens principais no “O herói perdido”, que no caso seriam Jason, Piper e leo. Bom eu não quero ser estraga prazeres de ninguem então não vou falar mais nada. para quem quiser saber mais alguma coisa é só pesquisar no Google e quem quiser comprar eu mesma comprei o meu pela internet nas Lojas Americanas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s